É verdade que o leite ajuda a perder entre 4 a 7 quilos em apenas 1 semana? Ou será mito?
Quem quer emagrecer de forma rápida certamente já ouviu falar dessa dieta que usa o leite como alimento principal.
Ela ficou famosa porque muitas pessoas em todo o mundo experimentaram e afirmam ter perdido qualquer coisa como 7 quilos em apenas 7 dias.
Origem:
Existem várias variações dessa dieta circulando pela internet mas parece que a sua origem data do ano 1923 e o seu autor é Bernarr Macfadden que escreveu o livro “The Miracle of Milk” (O Milagre do Leite).
O livro descreve como uma dieta rica em leite podia curar uma longa lista de problemas de saúde, tais como insónias, dores de cabeça, caspa, apendicite, artrite, impotência, anemia, diabetes, pressão alta, reumatismo, doenças cardíacas e “debilidade geral” – só para citar alguns.
Apesar de inicialmente Macfadden ter dito que a dieta não foi concebida com o objectivo de ajudar as pessoas a perder peso, acabou por reconhecer que ela poderia ser usada para esse efeito.
Como funciona?
1 – A dieta original dura entre 1 a 3 semanas e consiste basicamente em incluir o leite em todas as refeições. Deve fazer pouca atividade física durante esse período, porque você não vai ingerir alimentos sólidos em quantidades suficientes que vão agir como combustível para o seu sistema. Então, se você seguir esta dieta, você precisa beber apenas leite e minimizar a atividade física.
2 – Qual a quantidade indicada de leite? Por ser uma dieta altamente restritiva, em primeiro lugar, você deve decidir se opta por fazer a “dieta original”, tal como ela é, ou se a usa como suplemento de um plano de alimentação saudável.
Quanto è quantidade, são vários os cardápios sugeridos para esta dieta. Este é um dos que parece mais aceitável:Será mesmo como dizem? O melhor é mesmo analisar essa dieta, conhecer suas origens, como funciona e se implementa, depois você pode tirar suas conclusões.
• Dia 1: 6 copos (equivalente a 1,2 litros) + 1 fruta
• Dia 2: 2 copos (cerca de 0,4 litros) + 2 frutas + 1 ovo cozido + 1 bife grelhado
• Dia 3: 2 copos (cerca de 0,4 litros) + 2 frutas + queijo branco
• Dia 4: 4 copos (equivalente a 0,8 litros) + 2 frutas + 1 bife grelhado
• Dia 5: 4 copos (equivalente a 0,8 litros) + 2 frutas + 1 ovo cozido
• Dia 6: 2 copos (cerca de 0,4 litros) + 2 frutas + 1 bife grelhado + queijo branco
• Dia 7: 3 copos (cerca de 0,5 litros) + 3 frutas.
3 – O mais aconselhável é fazer essa dieta como suplemento. Se optar por usar o leite para apenas complementar o seu plano atual esqueça o cardápio apresentado em cima. Faça as refeições principais (almoço e jantar) como costuma fazer normalmente e substitua o café da manhã e lanches por um copo de leite apenas.
Indicações:
Segundo o autor, deve ser usado preferencialmente o leite desnatado e pode ser substituído em algumas ocasiões por iogurte. As frutas devem ser variadas para não enjoar e ficar repetitivo. Deve também beber bastante água ou chá sem açúcar para se manter hidratado.
O veredito:
É impensável fazer esta dieta na sua vertente mais radical que implica consumir só e apenas leite durante todo o período. É verdade que pode perder até 7 kg mas será de uma forma extremamente restritiva e desequilibrada. Se você não comer nada durante sete dias também irá emagrecer como é óbvio. Não será saudável mas atinge o objectivo certamente.
É um pouco como funciona essa versão radical da dieta, o peso desaparece pela restrição de comida. Há relatos de pessoas que afirmam ficar muito fracos, com excesso de sono, dor de cabeça e até tonturas durante o período da dieta. Isso é normal porque você não está fazendo uma alimentação equilibrada e está restringindo grupos alimentares.
As versões dessa dieta que incluem outros alimentos são mais aceitáveis, como acontece no cardápio sugerido. Se optar por fazer certifique-se que não restringe por completo os alimentos de outros grupos ou então faça-a como suplemento. No entanto, essa versão não deixa de ser restritiva, é menos certamente, mas ainda assim não fica livre do efeito sanfona característico das dietas restritivas..
0 comentários:
Postar um comentário